terça-feira, outubro 05, 2021

Governo do Paraná prepara reajuste ao funcionalismo

Dois anos depois da última vez em que aplicou a data base da reposição salarial do funcionalismo público estadual, o governo Ratinho Júnior prepara uma proposta de reajuste para os servidores paranaenses. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Hussein Bakri (PSD), o índice deve ser anunciado nos próximos dias. De qualquer forma, a proposta de reajuste será feita para entrar em vigor apenas em 2022.

A última vez que o governo propôs a recomposição da inflação para os funcionários do Estado foi em agosto de 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Em julho último, os deputados aprovaram proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para 2022 que manteve o congelamento dos salários, promoções e progressões dos servidores. Na semana passada, durante prestação de contas do governo na Alep, o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, afirmou que em 15 dias, o Executivo deve encaminhar à Alep um projeto de reajuste.

 “O governo estuda com bastante celeridade uma reposição salarial do funcionalismo”, confirmo o líder do governo na Casa. “Estamos ainda sob a Lei Mansueto que prevê que qualquer aumento que possa acontecer, a aplicação do reajuste só pode acontecer a partir de janeiro do ano que vem”, explicou ele.