quarta-feira, setembro 15, 2021

Prefeitura de Laranjeiras do Sul retoma as cirurgias eletivas e vai realizar vários exames represados pelo SUS

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul vai investir R$ 792.224,69 mil (recursos próprios) para realizar 203 cirurgias eletivas e 1.235 exames, para acelerar a fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A necessidade deste investimento é em virtude que o governo do estado havia suspendido as cirurgias eletivas devido a pandemia do novo coronavirus.

 “As cirurgias eletivas ficaram suspensas por quase um ano e meio, por isso tomamos a decisão de liberar estes recursos para normalizar o fluxo. Nossa meta é agilizar os procedimentos para que as pessoas voltem a ter uma melhor qualidade de vida”, explica o prefeito. Os profissionais da saúde vão dar sequência na tramitação e logística do mutirão. A seguir as pessoas que estão na fila de espera serão contatadas por telefone.
 
O secretário de Saúde, Valdecir Valicki, explica que não é preciso procurar a secretaria, pois quem está na fila será chamado por meio de ligações telefônicas. Ele também informa que neste momento os profissionais estão sendo contratados e os procedimentos serão realizados através da Assiscop.
 
 “Vamos dar continuidade para que os laranjeirenses fiquem o menor tempo possível na fila de espera”, relata o secretário.
 
Entre os exames que serão contratados estão: Ressonância Magnética (54), Tomografia Computadorizada (364), Ecografias de articulação (165), Ecografias geral (519), Endoscopias digestiva (43), Mapeamento de retina (49), Ecocardiograma (26) e Colonoscopia (15). Já as cirurgias serão: adulto Otorrino Otoplastia (127); Otorrino Criança (41) e Pterigio (43).