terça-feira, setembro 28, 2021

INOXIDÁVEL - Equipe de Bocha de Laranjeiras do Sul de forma INVICTA se classifica para quadrangular Jogos Abertos do Paraná

Mostrando muito a qualidade técnica no coletivo e no individual a equipe de bocha de Laranjeiras do Sul se classificou de forma  invicta para o quadrangular final dos jogos abertos regionais do Paraná. 

Origem da Bocha

A Bocha teve origem no Império Romano, ganhando muita popularidade em países como Itália, França, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Na Espanha o jogo se tornou tão popular que, durante o século XIX, os reis Carlos IV e o seu sucessor Carlos V tiveram que proibir o esporte, pois ele era jogado em praticamente todo lugar, como no meio da rua, nos jardins e nas praças.

A Bocha chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, ficando mais popular nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois são regiões que receberam muitos imigrantes vindos da Itália.

As regras do jogo

A Bocha é um esporte praticado tanto por homens, quanto por mulheres. É possível ser jogado por duas pessoas ou por duas equipes formadas por duas, três ou quatro jogadores. Cada equipe, jogador ou dupla tem direito a quatro bolas por partida.

O local para a prática do esporte é um campo com 27,5 metros de comprimento e cerca de 3 ou 4 metros de largura, geralmente, de terra, areia , feltro e até mesmo de asfalto.

O início do jogo acontece quando um dos jogadores arremessa o bolim - a menor bola do jogo. O local onde esta bola cair, será onde todos os competidores jogarão as outras bolas. O objetivo do jogo é aproximar todas as bolas do bolim.