quinta-feira, setembro 02, 2021

Guarapuava - Prefeito Celso Goes anuncia novo decreto com grandes flexibilizações

                  

Na noite desta quarta-feira 01 de Setembro, aconteceu um evento de prestação de contas do Deputado Federal Rubens Bueno e encontro do Cidadania 23 no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava.
 
Durante a oportunidade o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, garantiu para amanhã um novo decreto com diversas flexibilizações. Prefeito anunciou que Guarapuava é a cidade com a menor taxa de infecção do Paraná, que normalizou a situação das enfermarias e UTI's, além das Upa's que são o termômetro para saber que a pandemia está passando. Além de termos praticamente 70% da população vacinada.
 
Nesta quarta feira (1º de setembro), o Município de Guarapuava publicou o decreto nº 8929/2021 que faz ajustes nas medidas sanitárias do bandeiramento amarelo, ampliando a capacidade de atendimento de estabelecimentos e igrejas, e permitindo a realização de eventos com a participação de, no máximo, 300 pessoas, seguindo o protocolo de prevenção à Covid-19. Ainda continua proibida a realização de bailes, shows e baladas e o funcionamento de casas noturnas.
 
A partir de hoje (1º), o toque de recolher no município passa a ser das 2h às 5h. De acordo com prefeito, Celso Góes, é possível fazer certa flexibilização, sem abrir mão dos cuidados.
 
O Comitê de Crise, juntamente com a Administração Municipal, analisou cada setor em todos segmentos para determinar os ajustes no bandeiramento. O secretário de Saúde, Jonílson Pires, explica que comparativamente a outros municípios, os indicadores têm se mostrado estáveis no último mês. “Levando em conta o índice de retransmissão, de mortalidade e ocupação dos leitos de UTI, estamos em um dos cenários menos críticos deste ano. Mas a matriz ainda é o nosso norteador e, dependendo da evolução nos próximos quinze dias, poderemos retroceder com algumas restrições”, explicou.
 
O secretário de Saúde ressalta que, apesar da ampliação da capacidade de público em alguns locais, as medidas sanitárias devem ser respeitadas. “As mudanças estão sendo feitas, mas com o cuidado necessário. A manutenção delas depende do comprometimento de cada pessoa. Temos que aprender a conviver com o vírus e o melhor modo é a higiene e vigilância constante”, complementou.
 
Confira abaixo as principais atividades que poderão funcionar até as 2h e sem restrição de dias:
 
- CLUBES ESPORTIVOS
- ACADEMIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- RESTAURANTES
Capacidade: 75% da limitação do espaço e até 8 pessoas por mesa
- BARES
Capacidade: 75% da limitação do espaço com público máximo de 120 pessoas
*Podem ter apresentações artísticas
ESTABELECIMENTOS DESTINADOS AO ENTRETENIMENTO OU A EVENTOS CULTURAIS COLETIVOS, TAIS COMO CASAS DE SHOWS, CIRCOS, TEATROS, MUSEUS E ATIVIDADES CORRELATAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço, ocupação limitada a 300 pessoas
- ESTABELECIMENTOS DESTINADOS A EVENTOS SOCIAIS COLETIVOS E ATIVIDADES CORRELATAS EM ESPAÇOS FECHADOS, TAIS COMO CASAS DE FESTAS, DE EVENTOS OU RECEPÇÕES, BEM COMO PARQUES INFANTIS E TEMÁTICOS; SALÕES DE FESTAS E CHURRASQUEIAS DE CONDOMÍNIOS
Capacidade: 75% da limitação do espaço, limite de 300 pessoas
- ESTABELECIMENTOS DESTINADOS A MOSTRAS COMERCIAIS, FEIRAS DE VAREJO, EVENTOS TÉCNICOS, CONGRESSOS, CONVENÇÕES, ASSEMBLEIAS, ENTRE OUTROS EVENTOS DE INTERESSE PROFISSIONAL, TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO
Capacidade: 75% de ocupação do espaço com limite de 300 pessoas
- REUNIÕES OU ENCONTROS PARTICULARES (ALMOÇOS, JANTARES, CHURRASCOS E AFINS) REALIZADOS EM AMBIENTE RESIDENCIAL
Capacidade: Até 25 pessoas
- ATIVIDADES RELIGIOSAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço com ocupação limitada a 300 pessoas
- SHOPPING E GALERIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- CINEMAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- EVENTOS ESPORTIVOS
Capacidade: Público de até 500 pessoas
- PESQUE E PAGUE
Capacidade: 75% de ocupação do espaço
- COMÉRCIO EM GERAL E LOJAS DE DEPARTAMENTOS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- TRANSPORTE COLETIVO
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- MERCADOS, MERCEARIAS
Capacidade: 75% da limitação do espaço
- CONVENIÊNCIAS
Capacidade: 75% de ocupação do espaço
- PET-SHOPS
Capacidade: 75% de limitação do espaço