sexta-feira, setembro 24, 2021

Deputado Artagão Jr realiza entrega de recursos em Pitanga e Ivaiporã

O deputado Artagão Júnior acompanhou o chefe da Casa Civil, Guto Silva, em Pitanga e Ivaiporã, quando foram entregues kits de robótica para colégios estaduais da região.

A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, lançado este ano pelo Governo do Estado, com o objetivo de atender 257 colégios de todo o Paraná, atingindo 10 mil alunos, nesta primeira fase. O investimento é de R$ 9,1 milhões.

A iniciativa vai destinar 10 kits para cada escola com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio, totalizando 2.577 materiais de apoio. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.

Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são: braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo.