quarta-feira, setembro 08, 2021

Com estoque baixo, Hemepar pede doação de sangue

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da doação. 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS. Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. 

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias, e no período de 12 meses, até três doações.

“O momento é de alerta, precisamos de doação”, afirmou a diretora-geral do Hemepar, Liana Labre de Souza. “Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. E como a chegada de feriados e finais de semana, a demanda aumenta, especialmente pelo número de acidentes. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”.