quarta-feira, setembro 15, 2021

04 guarapuavanos foram presos em operação de combate ao '' TRÁFICO DE DROGAS''

Dez pessoas foram presas durante Operação Conexão CWB, realizada pela Polícia Civil em Guarapuava e Curitiba, nesta terça feira (14 de setembro). 

Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas em Guarapuava, cinco em Curitiba e uma em Londrina. 
 
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Alisson Souza, a operação é um desdobramento da investigação realizada em fevereiro deste ano em que um Dj foi preso pela Polícia Militar. “ Essa ação foi na época de combate a pandemia e nessa festa rave a PM prendeu o Dj e apreendeu 331 comprimidos de Ecstasy, e um litro de 300ml de Loló, (lança perfume)”.
 
Durante as investigações foram analisados dados de equipamentos de informática do Dj e segundo o delegado, o primeiro inquérito policial foi encerrado e aberto um segundo, devido constatações de que o suspeito tinha ligações desde o ano passado (2020), com traficantes de Curitiba. “ Eles traziam da capital Ecstasy e Loló, além de introduzirem uma nova droga em Guarapuava, a Key, então foram feitos levantamentos das residências, pedidos de prisão e busca e apreensão, e quebra de sigilo de dados, foram identificados 14 traficantes entre eles o DJ, o qual já havia sido preso em fevereiro”.
 
Os traficantes presos em Curitiba eram, segundo a polícia, os grandes fornecedores de Ecstasy, Loló e Key. Já os envolvidos de Guarapuava, eram maioria jovens que frequentavam as festas rave. “ São jovens que acabam entrando no mundo do tráfico. Este é um tráfico diferente, que normalmente não é realizado para ganhar dinheiro, mas compensar aquilo que eles usam ou para bancar as festas que realizam e frequentam”, explica Alisson.
 
Ainda segundo o delegado, com exceção dos traficantes da Capital, a maioria dos jovens de Guarapuava faziam a comercialização destas drogas em momentos específicos, em festas rave ou casas noturnas, por exemplo. 
 
Segundo a polícia, todos os presos serão transferidos para Guarapuava.
 
NOVA DROGA “Key”
 
Conhecida como key, a ketamina, ou special k, é uma droga de fabricação caseira produzida a partir de um anestésico de uso veterinário, geralmente aplicado em cavalos. Usuários dizem ter a sensação de sair do corpo ao consumir a droga. 
 
Seu efeito rebaixa o sistema nervoso central e causa perda de sensação do corpo. De acordo com o site quedroga.com.br, a key pode ser cheirada, adicionada a bebidas, fumada misturando o pó em cigarros, ou injetada.
 
Fonte: Gmais e Polícia Civil de Guarapuava