sexta-feira, agosto 27, 2021

Rio Bonito do Iguaçu - Fogo ameaça Reserva Florestal no município

A região do sul do Brasil registra uma longa estiagem que já vai longe de três anos. Uma chuva aqui outra acolá mas insuficientes para recuperação hídrica do solo e dos reservatórios que abastecem as cidades com água potável. Sem falar nos reservatórios das hidrelétricas. Por exemplo, o reservatório da Usina de Salto Santiago está baixo já há algum tempo. E existe previsão de agravamento dessa crise hídrica.

  A reboque a esta questão da estiagem vem as queimadas para a próxima safra agrícola, o que é um risco muito grande para as reservas florestais. As geadas foram rigorosas e queimaram as pastagens e vegetação rasteira, principalmente as margens da rodovia BR 158, que corta Rio Bonito do Iguaçu e divide uma grande área de reserva florestal dos assentamentos. De um lado, os assentamentos, de outro a reserva florestal. E, foi nesta reserva, que recentemente e não se sabe como, o fogo se alastrou e consumiu em torno de 50 mil metros quadrados de vegetação(fotos). 

Uma bituca de cigarro lançada de um carro que transitou pela rodovia, queimada de uma área para preparação da lavoura para a próxima safra agrícola ou um ato criminoso, ou uma outra ação, desencadeou o incêndio. O Certo é que não se sabe o que de fato deu origem ao fogo. Descarta-se a possibilidade de raios porque não foram registradas chuvas naquele momento. Como a fumaça e o fogo eram intensos na região, Gilmar Zanotto, da Defesa Civil de Rio Bonito do Iguaçu, acionou o Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul e, o Caminhão Pipa do município, conduzido por Ricardo Kosmoski, deu combate ao incêndio. 

Fica o alerta em relação a incêndios que possam ser provocados e que colocam em risco a integridade das florestas. Se alguém for flagrado poderá ser responsabilizado criminalmente pelo fato. Gilmar Zanotto, da Defesa Civil, pede a conscientização da população ao manuseio de fogo próximo a reserva e a BR 158. 

O objetivo é evitar incêndios que podem se tornar incontroláveis, porque essa reserva tem uma extensão de aproximadamente três mil hectares. Denúncias podem ser efetuadas a Policia Militar, através do telefone 190 e para Defesa Civil. Em caso de emergência ligue 193 e 199 ou ainda para a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, 042 3653 1122 ou até mesmo na Secretaria de Saúde pelo Telefone 042 3653 1530.Fonte: Assessoria de Comunicação de Rio Bonito do Iguaçu