quinta-feira, agosto 19, 2021

Laranjeiras do Sul ultrapassou a marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose (D1) contra COVID-19

Laranjeiras do Sul alcançou na ultima terça-feira (17), a marca de 80,1% da população adulta imunizada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU) da vacina contra a Covid-19. 

De acordo com o Vacinômetro da secretaria de Saúde, esse grupo é formado atualmente por 25.276, pessoas de uma população vacinável com mais de 18 anos no município. Somando a população em geral, estimada em 32 mil, o índice fica de 63,3% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina. No total, somando também as segundas doses (D2), Laranjeiras do Sul completou 7.705 aplicações nesta terça-feira, perfazendo um total de 30,4% das pessoas já imunizadas com as duas doses. Já com uma população estimada em 32 mil, o índice de pessoas que já completaram o esquema vacinal fica em 24%.

Doses recebidas

Até o momento, Laranjeiras do Sul recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 30.955 doses de vacinas, sendo 21.327 para primeira dose, 9.638 para segunda ou dose única. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica. A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

Os cuidados devem ser mantidos

É indispensável que a população continue usando máscara de proteção, álcool gel, mantendo o distanciamento social e não fazendo aglomerações.