quarta-feira, agosto 25, 2021

Guaraniaçu - Governo Municipal alerta sobre a importância de tomar as doses da vacina contra covid-19.

Tão importante quanto a primeira, tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 mostra-se extremamente necessária não somente para o controle da circulação do vírus, mas para evitar complicações causadas pelo vírus em comparação com as pessoas que receberam as duas doses e concluíram seus esquemas vacinais.

Devido à baixa cobertura da vacina e baixa cobertura de atualização de cadastros a população deverá apresentar estes documentos e também comparecer na unidade de saúde central para tomar a primeira dose e segunda dose. Esclarecemos que há pessoas que receberam a primeira dose em março e teria de tomar a segunda dose em abril e agora estão positivos. Fica o ´´ALERTA``, quem não tiver em dia com a vacinação não conseguira realizar consultas medicas ou qualquer outro procedimento nas unidades de saúde. Precisamos da colaboração da população para atingirmos a meta estabelecida de vacinação 100% da população a partir de 18 anos.

“Para termos proteção contra o vírus são necessárias as duas doses. Todo teste formulado para qualquer tipo de vacina só é concluído, obviamente, quando obedece às fases. Dentro dessas fases, principalmente, na elaboração da vacinação e na verificação da eficácia na população. Então, em relação à vacina da covid-19, os estudos mostraram que, para se conseguir eficácia satisfatória, para manter uma imunidade um pouco mais duradoura, constatou-se que precisa de duas doses”, destacou prefeito Osmário.

“O indivíduo, tomando uma dose apenas, a gente considera como não imunizado. As pessoas não se enganem que, com apenas uma dose, estão imunizadas, mas não estão imunizadas. Algumas vacinas como AstraZeneca e Pfizer têm mais de 70% da eficácia e a gente sabe que essa imunidade pós primeira dose não é garantida por muito tempo”, diz secretaria de saúde Ivone Fabricio.