quarta-feira, agosto 18, 2021

Frigoríficos do Sudoeste abatem mais de 1,3 milhão de frangos por dia

Nas sete plantas frigoríficas da região Sudoeste são abatidas 1,3 milhão de aves diariamente, somente nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. Os dados foram revelados pela equipe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. Os abates são realizados nas plantas de frigoríficos da BRF (Francisco Beltrão e Dois Vizinhos), Dip Frangos (Capanema), Asa (Ampere), Vibra (Pato Branco e Itapejara D'Oeste) e Coasul (São João).

O maior abatedor da região é a BRF de Dois Vizinhos (um dos maiores da América Latina), com cerca de 600 mil a 650 mil cabeças/dia. Hoje, de acordo com Antoninho Fontanella, chefe do Deral/Seab da região de Francisco Beltrão, o setor avícola (corte e produção de ovos) é responsável por mais de 45% do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBPA), da região Sudoeste. 

 Ainda segundo dados do Deral/Seab, na região são 2.200 produtores, com pelo menos 2.500 aviários em todas as sete empresas integradoras. Com Rodrigo Accorsi/JB