quarta-feira, agosto 11, 2021

13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 26 de agosto

Com o tema "Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", a Secretaria de Assistência Social, realizará no próximo dia 26 de agosto a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. O evento vai acontecer das 13h às 17h, no Auditório da ACILS – Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul. 

A palestra magna será ministrada pela professora e assistente social Simone Beatriz Ferrari. A Conferência contará com a presença de autoridades, conselheiros municipais, servidores públicos, representantes de entidades e representantes dos usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Devido à pandemia, a capacidade máxima do local será de 30%, ou seja, serão recebidas apenas as primeiras 60 pessoas a se credenciarem para o evento.

A certificação de participação na conferência será disponibilizada via e-mail nos dias seguintes ao evento. Para aqueles que não possuírem e-mail será disponibilizado o certificado impresso na Secretaria de Assistência Social no dia seguinte.

Programação
13h às 13h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura
13h40 – Leitura do Regimento Interno
14h – Palestra magna com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” proferida por Simone Beatriz Ferrari, professora da faculdade ITECNE e Assistente Social da Prefeitura de Toledo.
15h – Grupos de trabalho com os cinco eixos para apresentação de propostas:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socio¬assistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos en¬tes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e prote¬ção social. 
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

16h – Plenária com apresentação das propostas
16h45 – Escolha do delegado para representar Laranjeiras do Sul na XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Curitiba nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, de forma virtual (online).
17h – Encerramento.