domingo, julho 25, 2021

Rio Bonito do Iguaçu - Prefeito Sezar Bovino e Vice Rildo entregam patrulha agrícola completa a Comunidade Santo Antonio

  


A Comunidade Santo Antônio, no Assentamento Ireno Alves dos Santos, recebeu de forma oficial, na manhã deste sábado, 24 de julho de 2021, uma patrulha agrícola completa. Incluindo um trator New Holland, 85 cavalos de potência; uma carreta agrícola; uma ensiladeira e uma plantadeira sete linhas. Todos novos, a exceção do trator. As lideranças da comunidade optaram por um trator usado, todo revisado, mas com mais potência. Essa patrulha vai atender 40 famílias daquela localidade. Já no sábado, 31 de julho, a comunidade vai se reunir para um completo planejamento a respeito do uso da Patrulha Agrícola. 

 Lideranças da comunidade, nas pessoas de José Ferreira da Silva, o Decão, que foi Vice-Prefeito e Vereador de Rio Bonito do Iguaçu e o seo João Lemes Barbosa, presidente da Associação do Santo Antônio, vão estabelecer o melhor método para a utilização dos equipamentos de forma que todos os produtores rurais do Santo Antônio possam se beneficiar de seus serviços. A patrulha ficará sob a supervisão da Secretaria de Agropecuária do município de Rio Bonito do Iguaçu. Algumas lideranças chegaram a destacar que a definição de uma patrulha agrícola para aquela comunidade chegou a gerar muitos desentendimentos e frustrações. É que foram feitas tantas promessas e não cumpridas que várias pessoas jogaram a toalha, deixando a comunidade a mercê da sorte. E, foram 13 anos de conversa que não chegava um denominador comum. 

No entanto, com a posse da Administração 21-24, o problema foi rapidamente resolvido e a comunidade já pode comemorar a presença da Patrulha Agrícola. Conversando com algumas pessoas ficamos sabendo que muitos não acreditavam mais nessa possibilidade. E agora, vendo as máquinas de perto, estão exultantes e esperando a hora para ver o seu funcionamento. Um dos objetivos da diretoria da comunidade é estabelecer um cronograma de atividades e elencar o momento certo em que todas as 40 famílias poderão usar da Patrulha Agrícola. Isso deverá ocorrer através de sorteio ou estabelecer a primeira propriedade e a seguir atendimento a próxima fazendo com que todos os trabalhos realizados já se iniciem em outra próxima aquela que recebeu atendimento. 

Com isso evita-se um deslocamento desnecessário dos equipamentos e o consumo de óleo diesel ou o famoso passeio desnecessário. Mas isso será definido em reunião no próximo sábado (31). 

Além da comunidade e suas lideranças, participaram da cerimônia, simples mas muito objetiva, o Prefeito Sezar Augusto Bovino; o Vice-Prefeito Rildo Safraider; Secretários de Agricultura, Hamilton Beloni e de Administração, Irineu Camilo. Os vereadores Michel Giacomini, André Moreira e Tiago Xavier, que dão sustentação ao governo municipal na Câmara de vereadores. O Vereador Dico Bortoluzzi não pode se fazer presente em razão de uma outra agenda assumida anteriormente.