sábado, julho 10, 2021

Paraná pode antecipar vacinação contra covid-19 caso Ministério da Saúde cumpra cronograma

O Paraná poderá antecipar em algumas semanas a conclusão da primeira dose da vacina contra a covid-19 no público adulto caso o governo federal cumpra o cronograma de distribuição de doses. Em reuniões com gestores estaduais e municipais, no decorrer da semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estimou repasses de 100 a 120 milhões de doses até o fim de agosto.

Considerando que a fatia reservada ao Paraná é de aproximadamente 5%, o Estado poderá receber até o final do mês que vem algo em torno de 5 a 6 milhões de doses. 

O Paraná tem uma população adulta estimada em pouco mais de oito milhões e setecentas mil pessoas. Pouco mais de 50% das pessoas com mais de 18 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

A conclusão do esquema vacinal caminha em um ritmo mais lento, e abrange atualmente 17% da população “vacinável”. Uma das explicações é o intervalo de três meses entre as doses da fabricante AstraZeneca, que responde por quase 48% de todas as aplicações no Paraná, segundo dados do Localiza SUS.