sexta-feira, julho 02, 2021

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Assistência Social lança campanha para reciclagem do óleo de cozinha usado

O óleo de cozinha já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Todos os tipos de óleos não podem ter como destino: pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento da sua casa e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. Porém, a partir do descarte correto, é possível fazer sabão. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Pensando em colaborar com a preservação do ecossistema eliminando o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, as Secretarias de Assistência Social e Agricultura, em parceria com a empresa Herança Produtos de Limpeza e Clubes de mãos, lançaram a campanha de reciclagem do óleo de cozinha usado. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente, através do trabalho de cada família e propor estratégias para conscientização de cada um ao descarte correto. 

A parceria vai funcionar da seguinte forma: Os clubes de mães é quem ficarão responsável pela coleta do óleo. O que for coletado, vai ser entregue para a empresa Herança Produtos de Limpeza, que devolverá aos clubes de mães, a cada 10 litros de óleo, cinco litros de sabão líquido, que será dividido entre as integrantes de cada Clube de mães. A entrega do produto na empresa será quinzenalmente, sendo que cada presidente entregará o óleo usado até a empresa e realizará a troca. 

Separação do Óleo:
1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil para tirar resíduos de alimentos e armazene em garrafa plástica
3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos
4° – Limpe os itens usados com guardanapo
5° – Leve a garrafa ao ponto de entrega (Clubes de mães)