sábado, julho 03, 2021

Governo completa distribuição das vacinas contra a Covid-19 da semana e envia medicamentos

 Governo do Estado completou nesta sexta feira (02 de julho) a distribuição das 360.440 vacinas contra a Covid-19 recebidas nesta semana. As doses são direcionadas para população geral acima de 18 anos para as 22 Regionais de Saúde. São 277.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 83.190 da Pfizer/BioNTech. A logística contou com o apoio de aeronaves da Casa Militar e veículos da frota da Saúde.

As Regionais de Saúde de Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Telêmaco Borba e Ivaiporã retiraram as doses na quinta-feira (1º), via terrestre. Já na tarde desta sexta-feira (2), os imunizantes foram enviados com aviões para as demais regiões: Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Toledo.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância da logística de distribuição das vacinas. “O governador Ratinho Junior deu a ordem expressa de acelerar a vacinação, e isso começa desde o momento em que recebemos as vacinas. Logo que chegam ao Estado, são armazenadas e conferidas no Cemepar, a equipe prepara a divisão dos imunizantes e possibilita que as 22 Regionais de Saúde recebam as vacinas em até 24 horas”, disse.

Segundo o secretário, a entrega do novo lote possibilita que os municípios realizem ações de vacinação contra a doença já neste final de semana. Outros iniciaram as campanhas nesta sexta. “A campanha De Domingo a Domingo já registrou 952 mil doses aplicadas aos finais de semana, o que mostra que essa vacinação é de extrema importância, não importa o dia ou o horário. Por este motivo, aceleramos o envio das doses e os 399 municípios podem realizar ações a partir de amanhã com essas vacinas, que são seguras”, afirmou.

MEDICAMENTOS 

Conforme rotina, o Governo também enviou um quantitativo semanal de medicamentos do chamado kit de intubação para hospitais do Plano de Atendimento à Covid-19 e municípios para utilização em UPA’s e hospitais de pequeno porte. Ao todo são 91.370 medicamentos, sendo 57.350 enviados pelo Ministério da Saúde, 26.100 de compras próprias da Sesa e 7.300 de doações da Klabin.

CORONAVAC 

Ainda dentro desta distribuição, a Sesa incluiu o envio de 18.750 vacinas da CoronaVac/Butantan para aplicação da segunda dose no grupo de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, referente à 24ª remessa de distribuição da Secretaria, o que completa o esquema vacinal dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes estão sendo descentralizados dentro do cuidado necessário para garantir as duas doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário