quarta-feira, julho 28, 2021

Dona da marca de pneus Dunlop vai investir R$1 bi para ampliar fábrica no Paraná

 A Sumitomo Rubber, dona da marca de pneus Dunlop, informou nesta terça-feira que vai investir cerca de 1 bilhão de reais para ampliar sua fábrica no Paraná, que terá capacidade duplicada de pneus de carga até 2025, além de aumento em pneus de veículos para carros de passeio.

A fábrica foi inaugurada em 2013 já recebeu investimentos de 1,6 bilhão de reais. A capacidade atual é de 1.000 pneus de carga por dia. Com a expansão, esse volume vai subir para 2,2 mil diários até 2025. Em pneus de passeio, a capacidade vai subir em 28% até 2024, para 23 mil pneus por dia.

O anúncio da Sumitomo ocorre cerca de um mês depois que a rival Bridgestone divulgou aporte de 700 milhões de reais para expansão de fábrica em Camaçari (BA).

O anúncio ocorre em meio a críticas do próprio setor de pneus à medida do governo federal, que zerou no início do ano o imposto de importação de pneus de carga.

A companhia afirmou em comunicado que vem registrando “bons resultados de vendas” e vê uma crescente demanda por pneus tanto de carga como de passeio e que isso gerou uma “base sólida de sustentação” para o anúncio dos novos investimentos.

“Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro e esperamos com isso consolidar ainda mais as nossas marcas”, afirmou em comunicado o presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Yoshinori Wakitani.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) citou dados que afirmam que em maio o Brasil registrou a maior importação de pneus dos últimos 10 anos, 274 mil. O volume representa alta de 74,5% em relação à média mensal desde 2017.