quinta-feira, junho 10, 2021

Secretaria de Saúde entrega óculos a pacientes com problemas oftalmológicos em Laranjeiras do Sul

Ter um atendimento oftalmológico de qualidade e ainda escolher a armação dos óculos também é possível para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em Laranjeiras do Sul, através do Programa “Olho Vivo”, da Secretaria de Saúde. Os recursos utilizados são do Tesouro Municipal. A iniciativa é responsável por oferecer à população maior qualidade no tratamento de causas oftalmológicas. Nesta quarta-feira, 9, mais 69 aparelhos foram entregues gratuitamente. 

De acordo com o prefeito Berto Silva, os pacientes passam por consulta com um médico oftalmologista. Com a receita das lentes em mãos, comparecerem até a Secretaria de Saúde onde são atendidos por uma Assistente Social, para comprovação de alguns requisitos. “Conseguimos abranger um grande público através deste programa. Não adianta a Secretaria de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não ter condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo. Famílias de baixa renda, idosos, crianças, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são beneficiadas e recebem de forma gratuita os óculos”, explicou o prefeito.

A seleção das pessoas é feita pela Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde, Zilda Guerra. Pelo Programa, são ofertadas as armações e lentes, com modelos variados, resistentes, modernos e atualizados. “Uma das mais nobres características do programa diz respeito ao modo de escolha do modelo dos óculos. De posse da receita, o paciente ganha o direito de escolher o modelo da sua preferência, como se estivesse comprando o produto com seus próprios recursos”, afirmou o vice-prefeito Valdemir Scarpari.

A entrega deste mês de junho, está sendo feita de uma forma diferente em virtude da pandemia. Os contemplados não estão se reunindo. Cada beneficiário está recebendo um telefonema e agendando o horário que a pessoa pode retirar o óculos.