domingo, junho 20, 2021

Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar o pior nível em 20 anos

O nível de água dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste pode chegar a 10,3% em novembro, o menor índice para o mês desde 2000. 

Segundo o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, mesmo com as ações elaboradas pelo governo federal e por órgãos do setor, a situação é preocupante.

O diretor afirma, no entanto, que não há riscos para o abastecimento de energia. 

"Não teremos nenhum problema de energia ou de potência ao final de novembro de 2021. A gente espera que nessa data a estação chuvosa já tenha chegado e a situação seja amenizada. A situação é preocupante, mas foi identificada tempestivamente, desde setembro do ano passado estamos trabalhando intensamente e com essas ações a gente garante chegar ao final do ano com energia e potência necessárias para o consumo da sociedade brasileira", destaca Ciocchi em audiência pública na Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, realizada na última 3ª feira (20.jun). 

Em nota, a ONS informou que o país enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos. E para evitar problemas na distribuição de energia elétrica no Brasil, diversas medidas foram aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e já estão em curso. 

Entre as ações destacam-se a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná, o aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas e a importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia.