O
novo viaduto integra a obra de duplicação da BR-277 entre os km 345 e
km 349, sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do
Paraná (DER/PR), e atualmente com os serviços priorizados na implantação
das novas vias marginais nos dois lados da rodovia e de uma ponte na
nova marginal esquerda. Com elas prontas, o tráfego da rodovia será
desviado para as marginais, permitindo o início da duplicação na pista
central com a segurança necessária.
A
obra contempla ainda uma trincheira ligando a Avenida Prof. Pedro Carli
e a Avenida Beira Rio no km 345, uma trincheira no acesso ao Aeroporto
de Guarapuava no km 348, uma trincheira ligando a Rua João Fortkamp e a
Rua Campo Grande no km 343, três pontes no km 345, passarelas no km 345 e
km 349, e a implantação de postes de iluminação do km 337 ao km 350. O
investimento total é de R$ 77.656.994,96, com previsão de término em
2022.
GUARAPUAVA
– A duplicação da BR-277 e implantação de vias marginais facilita e
agiliza o trânsito local e o tráfego de longa distância, rumo a Foz do
Iguaçu ou a Paranaguá. E a implantação de trincheiras, passarelas e
duplicação do viaduto trazem mais segurança para o deslocamento dos 182
mil habitantes de Guarapuava entre as regiões norte e sul do município.
Da
publicação do edital de licitação em novembro ao início dos serviços
preliminares no trecho, se passaram apenas quatro meses, com o começo
das intervenções mais pesadas sendo marcado pelo lançamento da pedra
fundamental da obra em abril. A cerimônia contou com a participação do
governador Ratinho Junior, integrantes do governo, deputados e
autoridades locais. A agilidade do processo garante que a cidade seja
beneficiada o quanto antes pelas obras planejadas.
REGIÃO
– Em julho do ano passado o DER/PR concluiu a obra de duplicação de 3,4
quilômetros da PRC-466, no perímetro urbano de Guarapuava. O
investimento foi de R$ 32,4 milhões e incluiu também execução de
trincheira, passarela e vias marginais.
A
PRC-466 e outras rodovias devem receber futuramente ainda mais obras de
duplicação, de restauração e de ampliação de capacidade, nas ligações
entre Guarapuava e Campo Mourão, e entre Guarapuava e Mauá da Serra.
São
projetos executivos de engenharia em diferentes etapas de licitação e
de elaboração, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e
Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco
Interamericano do Desenvolvimento (BID).