quarta-feira, junho 23, 2021

MORRE Ex-prefeito de Honório Serpa e Mangueirinha Isidoro Dalchiavon

Faleceu o ex-prefeito de Mangueirinha e de Honório Serpa, Isidoro Dalchiavon, 84 anos, o qual estava internado em casa hospitalar de Pato Branco.

Isidoro Dalchiavon foi prefeito de Mangueirinha na gestão de 1989-1992 e no município de Honório Serpa no período de 2005 à 2008.

Isidoro Dalchiavon era filho de Benedito e Marcelina Dalchiavon, nascido em 21/08/1936 onde teve 13 irmãos e irmãs todos naturais de Sarandi- RS. Cursou a escola até a oitava série em um colégio de padres, na época tinha poucas condições financeiras quando por ocasião um dentista prático amigo de seus pais o convidou para trabalhar com ele, onde trabalhou por dois anos aprendendo o ofício. Com 18 anos ficou apto a trabalhar sozinho e enfrentou o mundo, serviu ao exército lá fazendo o mesmo trabalho como dentista prático que na época era reconhecido.

Aos 20 anos deu baixa no quartel e veio embora para o Paraná. Sem conhecer quase nada chegou então no município de Clevelândia de ônibus e fez amizades onde continuou trabalhando em torno de 2 anos, sendo que em um determinado dia, um amigo o convidou para conhecer o município de Mangueirinha, onde conheceu novamente um dentista na comunidade do Covó, com o qual fez amizade e ali ficou em torno de mais ou menos três anos.

Depois disso, foi para Coronel Vivida na época chamado de Barro Preto no interior na localidade de Abundância, onde casou com Deolinda Companhoni e tiveram 3 filhos e continuou exercendo a profissão em um comércio local, além de trabalhar com lavoura, depois de algum tempo mudou-se para Honório Serpa com o Comercio e Lavouras, roças e a profissão de dentista prático.

Em 1968 foi candidato a vereador em Coronel Vivida não sendo eleito, em 1976 foi novamente candidato a vereador pelo qual na época Honório Serpa era distrito de Mangueirinha na ocasião foi eleito. Em 1988 foi prefeito de Mangueirinha após o mandato foi morar em Honório Serpa onde se emancipou 1992 foi eleito prefeito em 2004 onde morava até nos dias de hoje.