sexta-feira, junho 25, 2021

Guaraniaçu - Programa bolsa família municipal, auxilio materiais de construção.

O programa Bolsa Família Municipal criado em 2018, já atendeu mais de 600 famílias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com a entrega de ATÉ R$500,00 em auxílio material de construção.

Entre os anos de 2020/2021, foram realizados mais de 500 cadastros de famílias que buscaram o auxílio material de construção. Os cadastros são repassados para os técnicos do CRAS que realizam visitas e a partir daí tecem um parecer sobre o enquadramento da família cadastrada no Programa.

Segundo a Lei 1121/2018 que regulamenta o Programa Bolsa Família Municipal, podem solicitar o auxílio material de construção pessoas que estejam cadastras no CadUnico (cadastro Único); que possuem renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo vigente no País (até R$550,00); que residam no Município, no mínimo há 02 (dois) anos consecutivos; que não possuam dívida com o Município; - para famílias que possuírem filhos com idade escolar (de 6 a 14 anos) é obrigatório a matricula e freqüência na escola; e deferimento do pedido por Assistente Social e/ou técnico da secretaria Municipal de Assistência Social.

O Secretário de Assistência Social Jucinei Luis (Piá do Dindo), lembra que com a pandemia da COVID-19 e devido ao número de solicitações e cadastros do auxílio material de construção e demais serviços do CRAS, as visitas dos técnicos estão demorando um pouco mais que o esperado devido ao aumento na demanda de serviços do CRAS;

“A procura pelo auxílio material de construção tem crescido nos últimos meses. E juntamente com a equipe do CRAS temos tentado acelerar o processo de visitas com a finalidade de verificação do enquadramento das famílias para concessão do auxílio. O prefeito Osmário Portela preocupado com a celeridade do processo pediu para que na medida do possível possamos acelerar as visitas, pois quem busca o auxílio tem necessidade e urgência no deferimento do pedido. Compartilhamos da mesma preocupação do Prefeito Osmário e informo que temos o objetivo de atender com qualidade e no menor prazo possível todas as famílias que necessitarem e buscarem todos serviços da Secretaria”, explicou o secretário.
 
Os Cadastros são realizados na Secretaria Municipal de Assistência Social de Segunda a Sexta das 8 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Ao se dirigir para realizar o cadastro é importante primeiro se dirigir ao CRAS e solicitar a folha resumo do CadÚnico (Cadastro Único) e ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.