quarta-feira, junho 02, 2021

Campanha Junho Paraná sem Drogas terá mais de 30 atividades online

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (01) a campanha Junho Paraná sem Drogas, que dedica o mês a ações de conscientização, prevenção e tratamento ao uso de drogas e substâncias químicas. A campanha é realizada pela secretaria estadual da Segurança Pública, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas do Paraná (Conesd), juntamente com o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (Nepsd).

O objetivo principal é prevenir e combater o uso de drogas, principalmente pelos jovens e no âmbito da família. A edição 2021, assim como a do ano passado, será totalmente no formato online por causa da Covid-19. Haverá mais 30 lives para jovens e famílias ao longo do mês. Na palestra de abertura, que começa às 19 horas, será abordado o tema A família no cenário de drogas do Brasil. A solenidade começa meia hora antes da palestra e pode ser acompanhada pela página do Conesd no facebook.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a campanha Junho Paraná sem Drogas é um instrumento social necessário, podendo refletir positivamente daqui alguns anos.

O delegado e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná, Luiz Carlos Hauer, destaca a importância dos debates. “É uma informação a mais. Hoje tem muita desinformação0, que distorce o fenômeno das drogas. A campanha terá especialistas capacitados para informar a sociedade. Muito do que será falado, principalmente nesta questão do consumo, que aumentou na pandemia, é através de pesquisas científicas e não especulações”, completa.

O foco deste ano, informa o diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas do Paraná, Renato Bastos Figueiroa, é baseado nos temas que direcionam ao momento atual da pandemia, relacionados ao consumo de álcool, drogas e outros comportamentos abusivos.