terça-feira, maio 11, 2021

Guarapuava e região - Prefeitos dão mais um passo na unificação de consórcios de saúde

 

Prefeitos da região participaram de uma audiência pública para o alinhamento da criação do novo consórcio de saúde da regional de Guarapuava. A proposta é unificar quatro consórcios já existentes (Cis Paraná Centro Oeste, Cis Paraná Centro, Cisgap, Assiscop) para fazer a gestão dos serviços de saúde e possibilitar a implantação do SAMU Regional e do Centro de Especialidades. O vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari e o secretário de Saúde, Valdecir Valicki estiveram representando o prefeito Berto Silva no encontro. 
 
O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, esteve presente na reunião e falou sobre a regionalização do SAMU. “Esta é a única região do Estado que não tem o SAMU Regional, pois atualmente funciona apenas em Guarapuava. Estamos viabilizando ações para promover a descentralização da saúde, com a regionalização trazemos o serviço de saúde para mais perto da casa das pessoas, fortalecendo a saúde do estado. Temos uma grande estrutura nesta região, principalmente em Guarapuava, que vem se desenvolvendo com os cursos de medicina”, destacou.
 
Além de administrar o Samu Regional, o novo consórcio também fará a gestão do Centro de Especialidades de Guarapuava, do Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar e ambulatórios especializados.
 
Para que o consórcio seja firmado, ainda são necessárias outras ações, como a aprovação do estatuto em alguns municípios participantes e a conclusão das negociações. Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.