quarta-feira, maio 19, 2021

Crise em Guarapuava: Prefeito decreta lockdown até final de maio “situação dramática”

 O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), anunciou durante uma live nesta segunda-feira (17) que a cidade entrará em lockdown a partir desta quarta-feira (19). As medidas mais rígidas serão adotadas devido ao colapso no sistema de saúde. Segundo a prefeitura, os leitos dos hospitais estão lotados, aproximadamente 50 pessoas aguardam por vaga e pelo menos cinco pacientes estão intubados em UPAS

 A adoção do lockdown é para tentar conter a propagação da covid-19. Apesar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comentar em terceira onda, a prefeitura acredita que o aumento nos casos na cidade ainda seja reflexo da segunda onda, impulsionada pelo feriado de Páscoa e pelo Dia das Mães.

Autoridades de Guarapuava ressaltaram a eficácia da vacina, visto que o número de idosos internados reduziu. Atualmente, segundo a prefeitura, 70% dos pacientes possuem aproximadamente 45 anos.

Nesta segunda-feira (17), Guarapuava registrou sete óbitos por complicações da covid-19. A média diária era de três pessoas. Segundo dados da Sesa, 16.062 guarapuavanos já foram contaminados e 339 morreram, desde o início da pandemia.