sexta-feira, maio 14, 2021

Copel '' VAI '' vender estrutura de Faxinal do Céu até final de 2021

Depois de meses de muita discussão e de abandono da estrutura, a Copel anunciou que irá vender a estrutura de Faxinal do Céu, em Pinhão até o final de 2021. A posição foi assumida oficialmente em uma reunião,onde foi anunciado que a Companhia está desativando a Vila Residencial de Faxinal do Céu e irá colocá-la à venda.

 ÚLTIMAS

No dia 28 de abril, a pedido do presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tadeu Veneri,PT, a Promotora de Justiça da Comarca de Pinhão, Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque, realizou uma reunião, por meio de videoconferência com a presença do Diretor Administrativo Financeiro da Copel, Adriano Fedalto e da gerente da Vila Residencial da Copel, Joilze Brasil, Leandro Ferreira dos Santos, secretário municipal de Administração, o deputado Tadeu Veneri, e o presidente do legislativo municipal de Pinhão/PR, Israel de Oliveira Santos, entre outras representações.

MP

A promotora de Justiça Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque, publicou uma nota no site do Ministério Público do Paraná, onde registra que a 1ª Promotoria de Justiça de Pinhão instaurou procedimento administrativo para acompanhar a desativação da Vila Residencial e toda sua estrutura.

Na nota ela cita a necessidade de serem protegidos os interesses da sociedade, “Na reunião reforçou-se a necessidade de que a destinação da Vila da Copel leve em consideração os interesses da sociedade considerando a importância ambiental, histórico e cultural da região”.

UNICENTRO VISITA LOCAL

No dia 03 de maio, a convite da Comissão Pró Faxinal do Céu, formada por cidadãos e entidades pinhãoenses, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, acompanhado das professoras Daniele Ukan, que é engenheira florestal e Aline Marques Genú, vice-diretora do campus Cedeteg, o procurador da universidade, Marcelo Rolão Moreira de Sá e Fábio Horst, coordenador do departamento de convênios e captação de recursos, realizaram uma visita conhecendo todas as estruturas de Faxinal do Céu, incluindo a escola nova, construída em 2020 pela Copel, que abriga alunos da educação básica das comunidades próximas à Vila Residencial e o Jardim Botânico.

PARCERIA

O reitor foi muito claro quando propôs uma parceria ”Para a Unicentro seria uma alegria muito grande estar parceira desse espaço, nós temos o mestrado e doutorado em Engenharia Florestal, em Biologia, hoje já atuamos em dois municípios orientando o trabalho com o ICMS ecológico e nossos relatórios têm sido muito bem aceitos nos órgãos regulatórios. Podemos aqui realizar muitos projetos”.

PEDIDO À COPEL

“Compreendemos a situação da Copel, mas gostaríamos que a Copel pensasse no Jardim Botânico e nos viveiros de uma forma diferente, manter esses espaços para a comunidade, fazer a parceria e trazer atividades da universidade voltadas às práticas, gerar projetos de extensão e pesquisa. Com o envolvimento do setor público se garante o acesso a todos.  Deixamos um pedido à Copel, que a empresa pense na possibilidade de parceria conosco, estamos aqui para somar”.

REUNIÃO

A reunião foi iniciativa da Comissão Pró Faxinal do Céu, teve início com a professora Jocelita Dellê explicando um pouco do que foi realizado até aquele momento.

Representando a comissão estavam também o empresário João Elio Andriola, o diretor da ACIAP – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão, o empresário Naor Coelho.