terça-feira, maio 18, 2021

18 de Maio - Luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em uma ação alusiva ao Dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social espalhou flores amarelas, que é o símbolo da infância e ao mesmo tempo demonstra a fragilidade de crianças e adolescentes frente ao abuso e exploração sexual, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha "Faça Bonito" tem o objetivo de levar esclarecimento a população sobre a importância de observar indícios de violência em crianças e adolescentes, bem como os meios pelos quais busca ajudar e denunciar, e acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como uma questão de todos.

ENTREGA DE MATERIAL DIDÁTICO

Secretaria de Assistência Social adquiriu e repassou para a Secretaria de Educação, material didático que vai ser trabalhado com os alunos da rede municipal de ensino. Com o tema “Seu corpo é seu maior tesouro: diga não à violência Sexual”, o material vai ser trabalhado diretamente com as crianças. A peça conta um pouco das diferenças entre meninos e meninas com relação aos órgãos sexuais, sempre alertando para que não deixem ninguém toca-los e que se isso acontecer devem procurar uma pessoa de confiança para falarem. 

Os principais temas abordados no material são:
-Não faça coisas que você não possa contar;
-Que segredo é esse?;
-Carinhos e presentes em segredo nunca devem acontecer;
-Todos unidos contra a violência sexual infantil;
-História em Quadrinhos: O NÃO é a solução!;
-Abuso ou Exploração Sexual?;
-Nunca deixe de pedir ajuda.
Não se cale, denuncie!

“Caso você, cidadão laranjeirense, desconfie que alguma criança, ou adolescente, esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, denuncie pelo canal 
Disque : 100
Conselho Tutelar : 3635-5639 ou 98428-2154
CREAS : 3635-6142
Secretaria de Assistência Social : 3635-8120