quinta-feira, abril 22, 2021

Ex-prefeito tem contas desaprovadas pela Câmara de Vereadores e está inelegível

Ex-prefeito Nacir Bruger teve as contas de 2016 desaprovadas pela Câmara de Vereadores de Turvo. Os vereadores seguiram a orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que orientou para a desaprovação.

O projeto de decreto legislativo nº 01/2021, de autoria da comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização, que desaprovou as contas do município de Turvo referentes ao exercício financeiro de 2016, quando era prefeito o senhor Nacir Agostinho Bruger,foi aprovado na última sessãoordinária.

Segundo informações da Comissão, o ex-prefeito foi notificado de todo o procedimento, ainda na comissão para assim apresentar a sua defesa, para que pudesse questionar os apontamentos do Tribunal de Contas, que analisou as contas e apontou todas as irregularidades.Porém, ele não compareceu perante a comissão para apresentar a defesa e a comissão acabou optando por seguir o parecer do Tribunal e opinar pela desaprovação das contas.

Já em plenário o Decreto foi lido no expediente, e também feito a notificação do ex-prefeito, definindo os dias de votação e discussão da matéria, onde o mesmo poderia, através de seu procurador, apresentar defesa, o que também não aconteceu, vindo o senhor presidente da Câmara a colocar em discussão e votação o projeto de Decreto, que na sessão do dia 05/04/2021, foi aprovado com 06 votos favoráveis e dois votos em contrário. Já na ultima sessão o mesmo foi novamente apreciado, agora em segundo turno de discussões, onde obteve a aprovação com 07 votos favoráveis e um voto contrário.

Ficando assim desaprovadas as contas municipais referentes ao exercício financeiro de 2016, e que serão posteriormente encaminhadas, tanto ao Tribunal de Contas do Estado, para o registro da desaprovação, como ao Tribunal Regional Eleitoral, para o registro da inelegibilidade do responsável pelas contas.