domingo, março 14, 2021

Pandemia faz com que universidades estaduais adiem vestibulares, no Paraná; veja novas datas

A pandemia do novo coronavírus fez com que as universidades estaduais do Paraná adiassem os vestibulares, que estavam marcados para o começo de 2021. Os adiamentos já haviam acontecido em 2020, pelo mesmo motivo.

O Paraná tem 752.801 casos confirmados e 13.385 mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O balanço foi publicado neste sábado (13). 

O Paraná tem sete universidades estaduais. As aulas presenciais nas instituições foram suspensas em março de 2020, por causa da pandemia. O governo chegou a autorizar a retomada, mas voltou atrás por causa do avanço no número de casos.

Na região norte do estado, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) decidiu transferir para os dias 23 e 24 de maio as provas do vestibular. Antes, o processo estava marcado para 21 e 22 de março.

Ainda no norte, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) remarcou para 30 de maio as provas que deveriam acontecer no domingo (14). Mais de 27 mil candidatos se inscreveram no processo. 

Outra instituição que já definiu novas datas é a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O vestibular deveria ter acontecido nos dias 7 e 8 de março, mas ficaram para 2 e 3 de maio.

Ainda na UEPG, as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS), que é voltado para estudantes do ensino médio, também foram reagendadas para maio. As datas variam de acordo com a fase do processo.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) adiou, ainda em janeiro, as provas do vestibular para 4 de julho. Antes, o processo estava marcado para 31 de maio.

Já a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ainda estão discutindo as novas datas. No caso da Unespar, não haverá vestibular, mas alguns candidatos terão que fazer uma redação, presencialmente.

Por fim, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) adiou as provas para 20 de junho. A decisão foi divulgada na quinta-feira (11). Com isso, a instituição prorrogou as inscrições do vestibular até 6 de maio.

Novas datas

Veja as novas datas dos vestibulares das universidades paranaenses:

  • UEPG: 2 e 3 de maio
  • UEM: 23 e 24 de maio
  • UEL: 30 de maio
  • Unioeste: 31 de maio
  • UENP: 20 de junho
  • Unicentro: a definir
  • Unespar: a definir