terça-feira, março 16, 2021

Operação Ágata intensifica o controle na BR-277 e nos rios de Foz do Iguaçu e região

Combater o contrabando, descaminho e o tráfico de drogas, armas e munições nas faixas de fronteira. Esses são os principais objetivos da Operação Ágata/Fronteira Sul, deflagrada pelo Exército Brasileiro na última sexta-feira (12), na área de Foz do Iguaçu e região.

Sob o comando geral da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada estão sendo conduzidas diversas ações preventivas. Os militares intensificaram o controle nas rodovias federais, estradas rurais, rios e lagos; e montaram postos de bloqueio para abordar pessoas, automóveis, embarcações e até aeronaves suspeitas.

O comandante da 5ª Divisão do Exército (responsável pela ação em todo o Paraná), General de Divisão Carlos José Assumpção Penteado, está presente na área de operações, acompanhando todas as atividades, desde o apronto operacional da tropa até as fiscalizações nas margens dos rios.

Cerca de 800 militares estão envolvidos nas ações. Em Foz os trabalhos contam com o apoio do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado e de outros órgãos de segurança, como Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Receita Federal. As ações do 34º BIMec abrangem também as cidades de Missal, Itaipulândia, Medianeira e Céu azul.

Conforme o Exército, não há data para o encerramento da operação. Foram montadas barreiras em pontos estratégicos que auxiliarão na fiscalização. Dentre os locais de atenção estão a Ponte Internacional da Amizade, BR-277, Lago de Itaipu, Rio Paraná, estradas vicinais e locais conhecidos pela existência de portos clandestinos usados para o transporte de ilícitos especialmente à noite.

“O principal foco da operação é ampliar a presença das forças de segurança do estado na fronteira, que é onde percebemos a maior incidência de crimes envolvendo o tráfico de drogas, armas e o contrabando de diferentes produtos. Com essa medida, nós limitamos a liberdade de ação das organizações criminosas”, informou a 15ª Bda. Inf. Mec.