sábado, março 13, 2021

Empresa faz investimento de R$ 30 milhões em granja de postura de ovos em Chopinzinho

O campo é a força da nossa economia. Dar subsídio para que se desenvolva é garantia de crescimento para Chopinzinho. No início deste ano a administração municipal encaminhou projeto de lei para a câmara de vereadores com o objetivo de realizar alterações no Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural, com a finalidade de atrair novos investidores para o município.

Logo após a efetivação das mudanças no programa, surgiu o primeiro empreendedor interessado em investir em Chopinzinho. Um grupo de investidores de Dois Vizinhos se utilizando dos incentivos oferecidos com as alterações no programa, vai investir 30 milhões de reais em uma granja de postura de ovos.

          A obra física está sendo construída na comunidade de Barra Grande, interior do município, e será dividida em 3 fases de R$ 10 milhões de reais. Cada uma envolve a construção de 6 galpões, com 12.600 m2. A primeira parte tem previsão de conclusão em outubro e os insumos e material de construção estão sendo comprados no comércio local.  As demais etapas acontecem em 2022 e 2023. A granja será de postura de ovos férteis para incubatório, fornecendo para o Grupo Vibra.  No total, serão 37.800 m2 de área construída para uma produção de 14 milhões e duzentos mil ovos por ano.

          Para o Município, um investimento deste porte abre as portas e mostra o potencial para outros empreendimentos do gênero, fomentando emprego, desenvolvimento e tributos. “O trabalho para atrair investimentos desta envergadura em nosso Município é muito grande. Gerar renda e empregos em momentos como este de pandemia é extremamente necessário”, explica o Vice-prefeito Daniel Zanesco. Em cada fase se espera gerar 15 empregos, totalizando ao final da obra 45 empregos diretos. A empresa já está cadastrando interessados, dando preferência por famílias que tenham origem na agricultura.

          Para possibilitar que a Lei Complementar Nº 110/2019 do Programa de Desenvolvimento Rural colaborasse com o novo empreendimento foram feitas alterações na mesma. Isto porquê, ela não previa investimento na avicultura de postura, que é o caso em questão. Também, foram ampliados os quantitativos de horas máquina subsidiada. “O nosso objetivo é trazer grandes investimentos, com propósito de gerar empregos, aumentar o valor número da produção (que aumenta o ICMS do município) e promover o desenvolvimento do Município”, destaca o Engenheiro Agrônomo Vanderlei Crestani, que trabalhou na mudança da lei.