segunda-feira, março 15, 2021

Emissão online do RG beneficia 107,5 mil pessoas na pandemia

 A ferramenta 2ª Via Fácil, serviço oferecido pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), evitou que centenas de pessoas saíssem de casa para se deslocar a um posto de atendimento. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram solicitadas 107.512 Carteiras de Identidade de forma totalmente remota.

Diariamente, mais de 400 cidadãos puderam fazer o pedido da segunda via do documento por meio do celular ou do computador. Somente nos primeiros meses de 2021, mais de 28 mil pessoas foram beneficiadas.

O Paraná é o primeiro e por enquanto único estado a permitir solicitação online da segunda via do RG com a alteração da foto.  Das 107.512 carteiras de identidade solicitadas, 93.973 foram pedidos de reimpressão e 9.539 de atualização de foto.

Evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade durante a pandemia é uma das orientações das autoridades de saúde para conter o avanço do novo Coronavírus. A prestação desse serviço de maneira remota desafoga o sistema, agiliza a documentação e evita a exposição à doença.

Para o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto, o novo sistema 2ª Via Fácil veio para ficar. “O serviço tem sido elogiado por outros estados e facilita o atendimento a milhares de paranaenses, dispensando-os de presença física em postos. Isso, além de contribuir para a prevenção da Covid-19, ainda economiza tempo, dinheiro e proporciona conforto à população”, ressaltou. 

SISTEMA - A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no Registro Geral (RG) pelo celular ou computador.  O antigo sistema permitia apenas a reimpressão remota do documento, sem qualquer atualização de dados ou foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário