quarta-feira, março 24, 2021

Deputada Cristina Silvestri pede ADIANTAMENTO de OBRAS de Duplicação de guarapuava ao Trevo do relógio na BR 277

Deputada Cristina Silvestri protocolou, com apoio da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Alep, um pedido junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, para garantir o adiantamento das obras de duplicação da BR-277, de Guarapuava até o Trevo do Relógio. O requerimento é uma resposta a programação prévia da Agência, que pretende incluir a duplicação da rodovia no perímetro de Guarapuava apenas Ano 9 das novas concessões. Nosso pedido é para que elas ocorram no máximo até o Ano 3.

 
Esta previsão é um desrespeito completo com Guarapuava e com a nossa região, que aguarda há décadas por estas obras. Hoje, no atual contrato, nós já teríamos que ter este trecho totalmente duplicado. Nós já pagamos por isso e não podemos esperar mais nove anos para que essas duplicações saiam do papel.
 
Segundo a Deputada o trecho merece especial atenção na Serra da Esperança, onde há a existência de trincas no maciço que podem a qualquer momento gerar desmoronamentos, colocando motoristas em risco e gerando paralisação de tráfego da rodovia, como inclusive já ocorreu no período do contrato em vigência com a concessionária Caminhos do Paraná. Um trecho bastante perigoso e de tráfego intenso.
 
Como se trata de um corredor de exportação de produção agrícola no Paraná e para outros Estados, com cargas que vem do Mato Grosso por exemplo, a postergação desta obra trará prejuízos elevados à economia regional e, também, a segurança dos motoristas.
 
''Por todos estes motivos, é mais que necessária a antecipação das obras de duplicação neste trecho e sugerimos que elas sejam executadas no máximo até o Ano 3. O trabalho continua''afirma a Parlamentar.