sábado, março 20, 2021

Cadeia pública de Pato Branco inaugura consultório médico para detentos

A cadeia pública de Pato Branco deu início nesta quinta-feira (18), ao atendimento médico das pessoas privadas de liberdade custodiadas no local, através de um novíssimo consultório médico, graças à ação do DEPEN em parceria com a Prefeitura de Pato Branco através da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que o objetivo é prestar uma assistência médica nos moldes do que já ocorre nas Penitenciárias, diminuindo o número de escoltas para saídas médicas.  

O espaço destinado às consultas foi reformado e equipado com recursos e equipamentos do próprio DEPEN, e essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde na pessoa da Secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Cristina Brandalise e do Prefeito Municipal Robson Cantu. Os atendimentos aos apenados começaram no dia de hoje sendo que o médico Dr Roberto Frederico Conrado Rivas Marquez estava acompanhado das enfermeiras Sandra Borba Campolina e Hesni Ferraz, ressaltando que Sandra foi designada pela Prefeitura e Secretaria de Saúde e toda sua jornada de trabalho será nas dependências da Cadeia Pública de Pato Branco.

A sala médica trará uma série de benefícios não só aos presos, mas também à comunidade local como maior segurança e melhoria do fluxo nos postos de saúde, UPA e outros órgãos de saúde, pois para fazer um tratamento simples, os reeducandos tinham que ser algemados e escoltados até uma unidade da rede pública e isso causava constrangimento ao preso e à população. Além disso, eles ‘passavam na frente’ dos demais pacientes, congestionando o sistema.

Osvaldo Soares da Cunha, Chefe da Cadeia Pública de Pato Branco agradeceu às profissionais de saúde da PFB que auxiliaram nos atendimentos até que essa parceria com a Prefeitura se concretizasse e entende que o Consultório Médico na Cadeia Pública de Pato Branco era uma demanda antiga, agora sanada graças à compreensão da Secretaria Municipal de Saúde.

O Coordenador Regional do DEPEN Marcos Andrade afirma que a Cadeia de Pato Branco está se tornando a cada dia um local mais digno para os que cumprem pena.

(Assessoria Depen)