sexta-feira, março 19, 2021

Autoexame Bucal - Médico da Uopeccan traz orientações de como fazer

O Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado neste sábado (20), o Hospital do Câncer Uopeccan ressalta a importância da população manter os devidos cuidados com a saúde dos dentes. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quinto tumor mais frequente no homem e o sétimo na mulher.

Segundo o Cirurgião Dentista Bucomaxilofacial da Uopeccan de Cascavel, Jean Carlos Della Giustina, é muito importante as pessoas criem o hábito de realizar a consulta de rotina com o especialista, podendo assim ajudar no diagnóstico precoce da doença.

 “Além desse método de prevenção, cada um pode fazer o autoexame em frente do espelho em casa, é preciso observar se tem manchas brancas (leucoplasias) ou avermelhadas na boca, feridas e úlceras com a presença de sangue ou não, que não cicatrizaram em 15 dias. Afaste os lábios e olhe a língua em cima e no assoalho bucal (debaixo da língua e nas extremidades), verifique se tem o surgimento de feridas. Caso a pessoa identifique alguma alteração procure ajuda de um cirurgião dentista ou médico de cabeça e pescoço para passar por avaliação médica”, orienta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o hábito de beber e fumar aumenta em até 20 vezes a chance de alguém desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. “Além desses fatores de risco a pessoa que utiliza prótese odontológica, que ingere bebida alcoólica e fuma pode estimular o aparecimento do câncer oral”, destaca o médico Jean Carlos.

Como prevenir?

  • Não fume;
  • Evite fumar narguilé;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tenha uma alimentação rica em frutas verduras e legumes;
  • Mantenha boa higiene bucal;
  • Pratique exercícios físicos.