sábado, fevereiro 06, 2021

Reajuste de 5,11% na tarifa de água no Paraná entra em vigor

O reajuste de 5,11% na tarifa de água e esgoto da Sanepar entrou em vigor nesta sexta-feira (5). O índice havia sido homologado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) no fim do ano passado.

O aumento, que havia sido suspenso no decorrer de 2020, corresponde ao ano de 2019. A suspensão ocorreu por causa da pandemia do novo coronavírus. Em maio deste ano, haverá definição do reajuste referente ao ano passado, conforme a agência.

Inicialmente, o reajuste homologado pela agência no fim de agosto de 2020 era de 9,62%. A aplicação do índice começaria em outubro. Porém, o Governo do Paraná - que controla a Sanepar - entrou com pedido para suspensão do aumento, que foi aprovado em setembro.

Após isso, a Agepar mediou um procedimento para redefinição do índice de reajuste com base. O governo e a companhia se manifestaram ao longo do processo.

Para reduzir o índice, os técnicos da agência excluíram provisoriamente a parcela do diferimento referente à revisão tarifária periódica de 2017, que era de 3,4439%. Essa porcentagem corresponde à quarta parcela da recomposição do congelamento tarifário ocorrido entre 2005 e 2010.

Além disso, houve substituição do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi 3,02% menor no período de janeiro a dezembro de 2019.