sábado, fevereiro 13, 2021

Prefeitura de Goioxim em parceria com estado realiza investimento na ILUMINAÇÃO publica da cidade , sistema de LED !!

Substituir os sistemas tradicionais de iluminação pública por luminárias a LED pode trazer benefícios à população e para a administração municipal. Para o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, a melhoria da qualidade de vida para toda uma comunidade deve ser considerada no momento de decidir sobre qual projeto executar. “O gestor municipal precisa conhecer bem as demandas locais, avaliar as prioridades e decidir com base nos benefícios a serem alcançados para todos” afirma.

Promover melhorias na iluminação pública, com a troca das luminárias convencionais por sistemas a LED, está entre os projetos que recebem o apoio da SEDU. No momento, cinco ações estão em execução em quatro municípios do Paraná (Clevelândia, Goioxim, Sertaneja e Verê), com a aprovação de R$ 3.090.641,00 do Tesouro do Estado, operações de crédito e em contrapartidas municipais.

Mudar para um sistema melhor e mais eficiente significa economia de recursos públicos, uma vez que consumo menor diminui a conta mensal de energia elétrica. “O dinheiro que a Prefeitura economiza pode ser aplicado em outras iniciativas em benefício da população. Assim, outras melhorias podem chegar a mais e mais pessoas”, enfatiza Ortega. Para os moradores, os pedestres e os condutores de veículos, a percepção é de maior segurança. Há, ainda, resultados positivos para o meio ambiente: a menor demanda diminui a necessidade de intervir na natureza para gerar mais energia.