quarta-feira, fevereiro 10, 2021

Laranjeiras do Sul se destaca em ranking de transparência do Tesouro Nacional

 
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o ranking da qualidade da informação contábil e fiscal. O levantamento tem como objetivo avaliar a consistência da informação enviada pelos entes federados brasileiros por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A expectativa é de fomentar a melhoria da informação contábil e fiscal.
 
Laranjeiras do Sul ficou em primeiro lugar entre os municípios da microrregião e o 6º do Paraná. Segundo as informações que estão disponíveis no site da STN, são quatro dimensões de avaliação analisadas: gestão da informação; informações contábeis; informações fiscais e informações contábeis x informações fiscais. Cada dimensão reúne um conjunto de verificações que têm o mesmo objetivo ou que sejam relacionadas às mesmas informações, incorporando conceitos evidenciados no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) nas instruções e guias de preenchimento do Siconfi.
 
Neste ano, o posicionamento dos Municípios no ranking ocorreu em três recortes: visão nacional, contemplando os Municípios da federação; ranking estadual dos Municípios estabelecendo comparação em nível estadual e análise micro regional dos Municípios.
 
Considerações da CNM
 
Apesar de considerar o ranking da STN uma iniciativa importante para demonstrar como os contadores e contabilistas municipais estão conseguindo atender às frequentes mudanças estabelecidas pelo órgão regulador central, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entende que mais do que destacar os Municípios bem posicionados, é necessário compreender os gargalos que impedem que todos alcancem os resultados desejados.
 
“A importância deste ranking do Tesouro Nacional é o reconhecimento do trabalho de uma equipe que, apesar da pandemia, vem trabalhando diuturnamente para prestar serviços de qualidade e informações transparentes para toda a sociedade laranjeirense e para os órgãos de Controle. Estar em primeiro lugar da região e o sexto do Paraná nos credencia e aponta um reconhecimento do Tesouro Nacional pelo trabalho que a equipe vem desenvolvendo”, afirma Deoclécio De Nez, Secretário de Finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário