quinta-feira, fevereiro 11, 2021

Estado e Itaipu discutem novos projetos para os próximos anos

 O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, e alguns secretários de Estado. O encontro serviu para alinhar projetos em comum para os próximos anos em diversas áreas, como saneamento ambiental, controle de assoreamento, proteção das nascentes, segurança pública e infraestrutura. A parceria começou com a Ponte da Integração Brasil-Paraguai em 2019 e envolve, atualmente, R$ 1,4 bilhão em projetos e obras em andamento.

A reunião é parte de uma série de encontros entre Carbonell e os secretários estaduais. Foram discutidas demandas das secretarias que podem contar com apoio financeiro de Itaipu Binacional e projetos prioritários para o futuro do Estado e do lago de Itaipu, como a necessidade de proteção das bacias do Paraná, do Piquiri e do Ivaí, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de municípios do Oeste e Noroeste e continuidade de programas sociais e ambientais.

A passagem de Carbonell por Curitiba antecede o encontro de diretoria da Itaipu, onde será discutida a viabilidade dos projetos, e permite acesso ao planejamento do Estado onde a usina está inserida. Segundo o diretor, há uma preocupação muito grande por parte do governo federal e da diretoria de vincular os projetos ao escopo original da binacional, que é desenvolvimento econômico dos municípios que integram sua área de atuação e proteção dos recursos naturais para continuidade da operação.

“A ideia é saber quais possibilidades para incluir no Orçamento de 2021, 2022 e 2023. É importante saber o que podemos fazer com antecedência. Há vários projetos que unem interesse da empresa e interesse do Governo do Estado e dos municípios. Queremos potencializar os resultados”, afirmou.