quarta-feira, janeiro 20, 2021

Paraná tem maior número de internados desde o início da pandemia e tendência é de aumento nos casos

Hospital São José em laranjeiras do Sul , tem 10 leitos de UTI

A nova alta na transmissão da Covid-19, que se confirma com números diários bastante expressivos, também tem reflexo direto nos internamentos de pacientes no Paraná. 

Nesta terça-feira (19), por exemplo, o estado tem o maior número absoluto de pessoas internadas em leitos de enfermaria ou UTI, com confirmação ou suspeita da infecção causada pelo coronavírus. São, ao todo, 2.843 internados, segundo números da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Filipak confirmou que o início de ano demanda um cuidado especial por parte de toda a população para evitar uma contaminação ainda mais forte e um eventual colapso no sistema. “Estamos hoje, infelizmente, com o maior número absoluto de pacientes internados em hospitais, tanto em UTIs, quanto em enfermarias clínicas. Com 2.843 pessoas internadas, esse é o maior número que já tivemos em toda a evolução da pandemia, maior que no inverno”, disse.

Com base nos números, é possível constatar que a situação só não é caótica por conta da abertura de leitos no estado. Atualmente a taxa de ocupação nas UTIs é de 83%, enquanto a de enfermarias está em 62%.