Palmital é uma cidade de muitas belezas naturais, localizada na região Central do Paraná. São cachoeiras, grutas e cavernas, pouco exploradas turisticamente – de tirar o fôlego.
Com a população estimada em 13.389 habitantes, segundo o IBGE, sua colonização baseou-se na exploração vegetal, de madeira e erva-mate por imigrantes italianos e ucranianos, que até hoje mantêm vivos os costumes típicos, religiosos, culinários e culturais.
Palmital faz divisa com Pitanga, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Marquinho, Goioxim, Roncador e Mato Rico. Quem não conhece, não deixe de conhecer esse pedacinho do Paraná cheio de riqueza, formosura e encanto.
Festa - Alguns eventos movimentam o calendário da cidade. Dentre eles, os mais importantes são a Festa do Milho e o Festival de Música Sertaneja de Palmital - o Femuspa.
Caverna vulcânica localizada dentro de uma fazenda particular, na comunidade da Linha Catuana. A caverna ficou conhecida como Casa da Pedra. A área está destinada a pesquisas por Geógrafos, geólogos e vulcanólogos, que descobriram a primeira caverna de origem vulcânica do País. É uma cavidade diferenciada, com tubos de lavas preservadas. A estimativa, apesar de evidências perdidas no tempo, é que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos.
Como chegar - Palmital é margeado pela PR-456 e BR-158, sendo as principais rodovias de acesso. Palmital está a 380 km de Curitiba e a 120 km de Guarapuava, a maior cidade nas proximidades.
