sábado, janeiro 30, 2021

Operação Vida da PM deve operar com MAIOR intensidade em Laranjeiras , Rio Bonito do Iguaçu , Pinhão e Guarapuava , diz comando

A Polícia Militar (PM) de Guarapuava prendeu quatro pessoas durante a Operação Vida, realizada nessa sexta feira (29 de janeiro).

Além das prisões, 394 pessoas abordadas,154 veículos abordados uma arma de fogo foi apreendida, um veículo foi recolhido, um veículo foi recuperado de furto. Foram apreendidas também 351 gramas de maconha, 10,8 gramas de cocaína. Segundo a PM, o valor de prejuízo estimado ao tráfico (entorpecentes + dinheiro apreendido) foi de R$ 5.200,00.

A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano Estadual e irá atuar na área do 16º BPM em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Segundo a polícia, seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

A polícia desta que, na região do 16º Batalhão de Polícia Militar esta operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu.

A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Segundo a polícia, com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares. Para denúncias disque 181.