sexta-feira, janeiro 15, 2021

Nova Laranjeiras - Reserva indígena Rio das Cobras tem SURTO de COVID-19

            A secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras emitiu hoje uma nota de esclarecimento sobre um surto de Coronavírus na reserva indígena Rio das Cobras. Segundo a nota, do dia cinco de janeiro até hoje pela manhã 34 casos foram notificados, desse, 11 já testaram positivo para a doença. 22 indígenas ainda aguardam resultado de exames. Nenhum deles precisou de internamento e cumpre isolamento domiciliar.

A secretaria de saúde informou que esquipes especializadas já estão fazendo isolamento das famílias e trabalhando em conjuto da 5ª regional de saúde. A secretaria ainda ressalta a importância de toda a população manter os cuidados de prevenção a doença.

Nota da Secretaria 

"A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras vem através desta, informar que a Reserva Indígena Rio das Cobras entrou em SURTO de doença pelo Coronavírus SARS – COV2 (COVID-19).

A definição de surto de COVID-19 pode variar de local para local, mas consiste, basicamente, em uma transmissão potencialmente extensa em um local ou organização. Sua abordagem é uma tarefa complexa, necessitando da investigação de múltiplos casos e contatos ao mesmo tempo, devendo ser abordado por equipe treinada e especializada, bem como é esperada uma quantidade maior de pessoas para serem testadas, rastreadas, monitoradas, e uma ênfase maior na busca ativa de casos.

Surtos de doença pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) se configuram pela ocorrência de pelo menos 3 casos confirmados de COVID-19 por RT-PCR em tempo real associado a reuniões, coletividades e comunidades fechadas ou semifechadas, com vínculo temporal, ou seja, casos que ocorreram em menos de 14 dias entre eles.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município entre o dia 05/01 até a manhã de hoje (15) foram notificados 34 pacientes indígenas, 11 desses já com resultados confirmados de COVID-19 por RT-PCR em tempo real e 1 caso descartado e 22 indígenas seguem aguardando resultados.

Diante da situação a SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena) já encaminhou uma equipe de resposta rápida para a Reserva Indígena Rio das Cobras que conta com um médico e duas enfermeiras treinados para a situação de surto dentro das áreas indígenas para somar com os demais profissionais locais da área indígena Rio das Cobras e buscar cessar esse surto o mais rápido possível evitando assim casos mais graves e aumento maior de casos.

A Secretária de Saúde municipal juntamente com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava-PR está em retaguarda providenciando todos os subsídios necessários para atender a população indígena nesse momento de surto que exige uma colaboração de todos os órgãos envolvidos para cessar o mais rápido possível esse surto e evitar agravamentos maiores.

Os casos confirmados e suspeitos se encontram em bom estado geral e cumprem o isolamento em suas residências juntamente com seus familiares e seguem sendo monitorados diariamente pela equipe de saúde local, não temos nenhum internamento até o momento. 

Nova Laranjeiras, 15 de Janeiro de 2021"