sábado, janeiro 30, 2021

Botão do Pânico, de autoria da Deputada Cristina Silvestri, é expandido para versão digital

Lei que instituiu o dispositivo no Paraná foi aprovada em 2016. Aprimoramento do botão o consolida como uma das políticas públicas de proteção a mulheres mais importantes do Estado.

O dispositivo de segurança Botão do Pânico, instituído no Paraná a partir da lei 18.868/2016, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri, foi atualizado para a versão digital e em breve deve começar a atender todo o Estado. A nova versão está em fase de testes dentro do App 190, da Polícia Militar.

“Ver a expansão do Botão do Pânico, para mim, é motivo de muito orgulho. Principalmente por ter a certeza de que esta política pública efetivamente nos permite salvar vidas”, disse Cristina, que também é Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Atualmente, Londrina está sendo o município piloto para os testes do Botão do Pânico Digital. Depois desta fase inicial, o botão via app passará pelas correções necessárias e será disponibilizado para as demais Comarcas, trabalho que Cristina Silvestri garante acompanhar de perto junto à Procuradoria da Mulher para que, o mais rápido possível, todo o Paraná seja atendido pela nova funcionalidade.

A disponibilização do novo dispositivo digital para mulheres vítimas de violência segue o mesmo padrão da versão analógica dos botões: apenas mulheres com medida protetiva e com determinação judicial terão acesso liberado. 

A designação dos botões, em ambas as versões, é feita de acordo com o grau de risco que as vítimas correm.

“Agradeço a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, ao governador Ratinho Júnior, à Polícia Militar, em nome do Comandante Péricles, e a Secretaria de Segurança Pública, em nome do Coronel Marinho, pelas longas tratativas para que essa atualização do botão fosse possível. A nossa luta contra a violência doméstica e o feminicídio ganha mais este importante aliado”, finaliza Cristina.