quarta-feira, dezembro 23, 2020

Polícia Federal prende idoso com notas falsas no interior do Paraná

A Polícia Federal, na tarde desta terça (22) prendeu em flagrante um homem na região de Campo Mourão, quando recebia correspondência contendo cédulas falsas. A ação foi realizada em conjunto com a CSEC – Coordenação de Segurança Empresarial dos Correios - que, após a triagem e suspeitar da postagem, acionaram Policiais Federais que monitoraram a entrega da encomenda.

 Um homem de 66 anos, destinatário da correspondência, foi flagrado no momento em que a recebia e, ao acessar seu conteúdo, encontraram várias notas de R$ 100,00, totalizando o valor de R$ 1.000,00 em cédulas falsas.

Foi constatado que o material apreendido simula elementos de segurança presentes nas cédulas autênticas, como elementos visíveis à luz violeta, fita de segurança e impressões holográficas, o que confundiria ainda mais as pessoas que recebessem tais notas.

O autuado foi indiciado pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal e poderá ser condenado até 12 (doze) anos de reclusão. A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas no mercado da região e possibilita a identificação de falsificadores e/ou financiadores da organização criminosa, além de evitar impacto negativo ao sistema monetário brasileiro e à economia nacional.