terça-feira, novembro 03, 2020

Vereador NEY BECKER - Novembro Azul , Quem se ama, também se cuida e se previne!

Quem se ama, também se cuida e se previne! Novembro Azul é um chamado a todos os homens para os cuidados com a saúde e sobre a importância de realizar o exame de próstata. Prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina são os alertas do movimento Novembro Azul, que teve origem em 2003, na Austrália.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, após o câncer de pele. Pelas estimativas, em 2018, foram 68.220 novos casos da doença, o que significa um risco de 66,12 casos a cada 100 mil homens. A doença mata! Os números comprovam, afinal, são mais de 14 mil óbitos por ano no Brasil, ou seja, a cada 38 minutos um homem morre por essa doença.

Os exames rotineiros devem ser feitos anualmente a partir dos 50 anos de idade. Porém, recomenda-se a partir dos 45 anos se tiver familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata, ou se for da raça negra.

O câncer de próstata normalmente é silencioso e quando apresenta sinais provavelmente já está mais avançado. Atenção ao sentir dores nos ossos, distúrbios urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal que são alguns dos sintomas mais comuns.