segunda-feira, novembro 30, 2020

UNICENTRO - No Cedeteg, Ambulatório de Feridas Crônicas passará por reformas e ganhará novos equipamentos

O ambulatório de Feridas Crônicas, localizado no campus Cedeteg da Unicentro, é referência no Paraná no tratamento e na assistência especializada de portadores de feridas crônicas de diversos tipos. Trabalho que é realizado num espaço pequeno com carências de infra-estrutura. Por isso, com o objetivo de melhorar o espaço físico do Ambulatório é que a Unicentro firmou um Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Seti, que é Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que irá financiar melhorias através de recursos da UGF, que é a Unidade Gestora do Fundo Paraná.

“A verba obtida com o apoio da reitoria da universidade, uma verba muito esperada, muito necessária ao projeto, será alocada para a adequação da estrutura física, principalmente. Então, para fazer o atendimento em saúde existem normas que devem ser seguidas para que não se acumule sujeira. Então, não pode ter ferrugem, os materiais devem ser de fácil limpeza e promover essa limpeza, a manutenção dessa limpeza. Trocaremos as janelas, as portas, as macas, as cadeiras – para acomodar melhor as pessoas, acomodar com segurança e com conforto – e vamos reestruturar uma grande parte desse projeto”, explica a coordenadora do projeto, professora Carine Teles Sangaleti, do Departamento de Enfermagem, sobre algumas das obras que serão realizadas.

O projeto de extensão presta, em média, 10 atendimentos por dia, atendendo pacientes de toda a 5° Regional de Saúde. “Feridas crônicas de diversos tipos, lesões por pressão como acontece com os cadeirantes, nos acamados, feridas arteriais, feridas venosas, feridas neuropáticas de diabetes e hanseníase. É um projeto premiado, já ganhou menção honrosa da Secretaria de Saúde do Estado pelos serviços prestados a essa população que carece de um atendimento integral e de qualidade”, detalha Carine.