quarta-feira, novembro 04, 2020

Paraná vai oferecer exame de paternidade gratuito

De acordo um termo de cooperação técnico assinado nesta quarta-feira (4), o Paraná vai oferecer a partir de agora exame de paternidade gratuito.

De acordo com o governo, crianças a adolescentes beneficiários da justiça gratuita ou da assistência judiciária passarão a ter acesso a exames para a comprovação de paternidade de forma gratuita.

Os exames de DNA, que serão processados pelo Laboratório de Genética Humana da Universidade Estadual de Londrina (UEL), são fruto de uma parceria que envolve onze instituições públicas paranaenses.
Exame de paternidade gratuito: previsão é que UEL processe cerca de mil exames por ano

A princípio, a previsão é que o laboratório da UEL processe cerca de mil exames por ano, demanda atual de pedidos represados na justiça. Para isso, o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), administrado pelo Cedca-PR, vai disponibilizar R$ 1,1 milhão anualmente por, pelos menos, quatro anos.

De acordo com Carlos Massa Ratinho Junior, o recurso é para a aquisição dos insumos usados no processamento dos testes de DNA. A coleta dos materiais genéticos vai abranger os 399 municípios paranaenses, já que as amostras serão recolhidas nos laboratórios da Polícia Científica do Paraná.