O inverno que começa às 18h44 deste sábado, 20 de junho, promete ter pouca chuva e muitas oscilações de temperatura no Estado, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O meteorologista Marco Jusevicius, coordenador de Operação do órgão, explica que neste ano as massas de ar frio devem ser menos persistentes do que o normal. O que irá ocasionar grandes oscilações de temperatura em curtos
intervalos de tempo.
Em todas as regiões, a temperatura média deve ficar próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Também há a possibilidade de “veranicos”, com vários dias consecutivos secos e mais quentes do que o habitual para a estação, intercalados com períodos curtos de frio intenso.
Chuvas no Paraná
Se por um lado, calor no inverno é bom, para o estado que enfrenta uma crise hídrica, a notícia de que as chuvas deverão ser esparsas é preocupante. Ainda conforme Jusevicius, a formação de chuva de grande extensão e volume será inibida pelo predomínio de massas de ar seco por diversas semanas.
Geada
Eventuais massas de ar polar podem causar geadas neste ano no Paraná, principalmente, nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba. Já nas demais regiões é mínima a possibilidade da ocorrência do fenômeno climático.