segunda-feira, março 16, 2020

Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul suspende eventos para evitar aglomeração de pessoas

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul decidiu suspender, por tempo indeterminado, as atividades do programa Coração Feliz e do Rancho Alegre, para evitar a aglomeração de pessoas idosas, que é a classe mais suscetível ao coronavírus. As medidas preventivas tomadas pelo Secretário Valdemir Scarpari, foram anunciadas na manhã desta segunda-feira, 16, e têm como objetivo conter o avanço do coranavírus, que apesar de não ter chegado a Laranjeiras do Sul, já registra seis casos no Paraná. Laranjeiras do Sul, não possui nenhum caso suspeito.

O secretário de Saúde, destacou que as ações foram tomadas para evitar um problema maior no futuro. "Nós já temos o setor hospitalar saturado. Sem dengue e sem coronavírus já é recorrente o problema. Um surto de coronavírus poderia levar o sistema ao colapso”, afirmou o secretário. Estatística internacionais mostram que a mortalidade decorrente do coronavírus é baixa, algo em torno de 3,5% dos casos, mas de 10% a 15% dos pacientes são considerados graves e críticos.

As medidas não afetarão o funcionamento das escolas já que uma nota da Secretaria de Estado da Educação aponta que os alunos não pertencem a grupos de risco e o fechamento de Cmeis, por exemplo, poderia levar as crianças a ficarem com os avós. Scarpari disse ainda que as medidas são preventivas e não para causar pânico. "Não se trata de pânico, pelo contrário, é uma ação de responsabilidade, é uma ação de prevenção", destacou o secretário.

Os sintomas do Covid-19 são parecidos com da gripe. Como febre, dor na garganta, nariz escorrendo. Mas com complicações como náusea, vômito e diarreia. Deve-se deixar ambientes ventilados, evitar contato físico e não ficar em aglomerações.